estamos no Hotéis do Grupo  Palace Hotel & Spa Monte RioTermas de S.Pedro do Sul  Palace Hotel & SpaTermas de S.Tiago (Penamacor)  Hotel Monte RioBarragem da Aguieira  Caldas da CavacaCaldas da Cavaca  Palace Hotel & SpaTermas de S.Miguel (Fornos de Algodres)  Plácido HotelDouro - Tabuaço (Tabuaço)  Palace Hotel & SpaTermas de S.Vicente (Penafiel)  Hotel MontemuroTermas do Carvalhal (Castro Daire)  RibeirotelAlbergaria-a-velha  Palace Hotel Asturias - Aqua CenterTermas do Carvalhal (Castro Daire)  Palace Hotel & SpaTermas do Bicanho (Soure)

Turismo na Região

Pontos de interesse

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de pontos de interesse na região:

museu do imaginário duriense de tabuaço

Museu Municipal de Penafiel

Atualmente instalado no palacete Pereira do Lago, na Rua do Paço, edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora, o Museu Municipal beneficia agora de uma ampla área de exposição e serviços que permite acolher visitantes e utentes com qualidade.

tabuaço

Castro de Monte Mozinho

Dos vários castros do concelho de Penafiel, ressalta a Citânia do Monte Mozinho (Cidade Morta). Localizado nas de Oldrões e Galegos, trata-se do maior Castro Romano da Península Ibérica. O Povoado deste Castro, de planta ovalada e rodeado por muralhas - plataformas em que as casas foram construídas, terá sido habitado desde o século I.

gravuras rupestres

Mosteiro Beneditino de Paço de Sousa

Antigo mosteiro beneditino, na origem mista, cuja fundação é anterior a 994. Encontram-se ainda alguns elementos do templo pré-românico reaproveitados na igreja e espalhados pelo claustro, que marcam a existência do templo fundado pelos patronos do mosteiro, nomeadamente frisos, impostas e colunelos com decoração vegetalista.

santuário de nossa senhora do sabroso

Castelo de Penafiel

A cerca de 324 metros de altitude, na freguesia de Oldrões, poderá encontrar o Castro de Penha Fidelis - Ruínas de um castelo medieval, que foi sede do Julgado de Penafiel de Sousa. Um local sagrado, pré-histórico, da era do bronze. Num penedo do alto do castelo está esculpida a figura do guerreiro sepultado no local.

barcos

Santuário de Nossa Senhora da Piedade

O Santuário foi construído em finais do século XIX a par do belo Parque Zeferino de Oliveira, popularmente conhecido por Jardim do Sameiro, num encantador estilo romântico, com a cidade a seus pés.

rota das vinhas de cister

Túmulo de S. Roque

Monumento Nacional localizado no adro da Capela de S. Roque. Trata-se de um sarcófago em granito, de Frei António da Ressurreição, padre franciscano que faleceu em 1577 vitima da epidemia que atingiu a cidade de Penafiel. Por agradecimento, a população mandou fazer o seu Túmulo e ainda hoje organiza, uma festa em sua memória.

cascata de misarela

Capela da Srª da Cividade

A capela da Senhora da Cividade, situada no Monte do Coto, a escassos metros da igreja de S. Miguel de Eja, encantou pessoas das mais diversas áreas, como António Nobre, Bordalo Pinheiro ou o Cardeal Cerejeira. A partir dela pode desfrutar de uma vista deslumbrante.

miradouro da fraga do tostão

Penafiel

Penafiel fica a 10 Kms. das Termas de São Vicente. Lá, merecem visita o santuário do Sameiro em estilo neogótico-bizantino; as igrejas da Misericórdia e da Ajuda, do século XVIII; o convento beneditino de Bustelo, medieval; a Quinta da Aveleda, famosa pelos seus vinhos, jardins e monumentalidade, do século XVII, o Museu Municipal, etc.

igreja de são Pedro das águias

Entre-os-Rios

Entre-os-Rios, povoação distante a 3 kms. das Termas de São Vicente, situa-se na margem direita da confluência dos rios Douro e Tâmega. As ruas sinuosas e coloridas, o cais, a praia, os barcos, a povoação ribeirinha, as pontes, a gastronomia, o clima, tudo nos convida às férias e ao descanso.

igreja de são Pedro das águias

Menir de Luzim

Localizado na freguesia de Luzim, este monumento megalítico grosseiramente desbastado e implantado verticalmente no solo, é um marco sepulcral com 2,5 metros de altura, remontando a 2000 a.C-1000 a.C.

igreja de são Pedro das águias

Gravuras Rupestres de Lomar

A uma dezena de metros do Menir, encontra-se um petróglifo denominado "Pegadinhas de S. Gonçalo". Podem-se encontrar mais gravuras rupestres na mata da Casa das Eiras, no termo da freguesia de Luzim. No entanto as mais significativas são as denominadas "Gravuras rupestres de Lomar", ainda na mesma freguesia.

igreja de são Pedro das águias

Dólmen de Santa Maria

Desde muito cedo que aqui habitaram povos neolíticos, deixando relevantes vestígios das culturas dolménica e castreia. Sendo cada dólmen a sepultura de um chefe, um herói ou talvez o necrotério de uma família. Ainda na freguesia de Santa Marta, encontram-se sepulturas antropomórficas e uma Ponte Medieval.

igreja de são Pedro das águias

Anta da Portela

Situado na freguesia de Santa Marta, no lugar da Portela do Monte, este túmulo pré-histórico, popularmente designado por Forno dos Mouros, consiste numa anta ou dólmen com câmara coberta e corredor, ao qual corresponderia uma Mamoa de grandes dimensões.

igreja de são Pedro das águias

Igreja Matriz

Monumento Nacional construído em 1569 por João Correia, que hoje se encontra sepultado no seu interior. Templo com frontaria do séc. XVII. Foi Sé catedral. No seu exterior existe uma imagem da Nossa Senhora da Lapa.

igreja de são Pedro das águias

Mosteiro Igreja de Bustelo

De fundação medieval estava construído em 1065. Foi reformado no séc. XVII, tendo sido da Ordem de S. Bento. Situado na freguesia de Bustelo. A face da estrada avista-se o aqueduto que está ligado ao Mosteiro.

igreja de são Pedro das águias

Mosteiro de S. Miguel

Situado na freguesia de Bustelo, este antigo mosteiro beneditino, masculino, apresenta-se hoje como um importante monumento barroco, individualizando-se sobretudo pelo imponente aqueduto, pelos altares e pelo cadeiral do coro, em talha, profusamente decorados.

igreja de são Pedro das águias

Igreja da Misericórdia

Situada no centro histórico da cidade de Penafiel, no Largo do Município, esta igreja seiscentista é composta por uma só nave e capela-mor, cobertas por uma abóbada de berço com caixotões. O edifício sofreu várias alterações ao longo dos séculos XVII e XVIII, sobretudo no exterior.

igreja de são Pedro das águias

Honra de Barbosa

Situada na freguesia de Rans, no lugar de Barbosa, esta residência senhorial com torre ameada foi fundada no século XII por Mem Moniz de Ribadouro. A residência apresenta um corpo construído de planta composta em U que integra ao centro a torre ameada. No piso superior da torre destaca-se uma janela de lintel manuelino.

igreja de são Pedro das águias

Igreja do Mosteiro de S. Salvador

Situado na freguesia de Paço de Sousa, no lugar de Gamuz, este antigo mosteiro beneditino, na origem misto de tipo familiar, teve fundação anterior a 994, atribuída a Tructesendo Galindes. Podem ainda encontrar-se alguns elementos do templo pré-românico, nomeadamente fragmentos de frisos, impostas e colunelos.

 
 

escolha um hotel do grupo dtp

  teste
  teste
  teste
  teste
  teste
  teste
  teste
  teste
  teste
  teste
  teste